#Blog do Axis

Festa Junina no Axis: diversidade de norte a sul do Brasil!

Festa Junina no Axis: diversidade de norte a sul do Brasil!

Qual é a origem da Festa Junina?

As primeiras celebrações ocorridas no mês de junho surgiram como forma de pedir fartura nas colheitas no dia mais longo do ano, que marca o Solstício de Verão no Hemisfério Norte. Com o cristianismo, muitas dessas celebrações foram incorporadas às tradições católicas e foi assim que as festividades chegaram ao Brasil trazidas pelos colonizadores portugueses católicos.
Dada a grande dimensão geográfica e as diversas influências que estão na formação do povo brasileiro, as festas no Brasil combinam as tradições europeias, com elementos da cultura indígena e africana presentes no país, com muitas variações dependendo da cultura de cada região, de cada localidade.

Valorizando, ensinando e praticando as tradições brasileiras.

Durante as Festas Juninas, é comum encontrarmos fogueiras, danças de quadrilha, bandeirinhas coloridas, comidas típicas e brincadeiras, mas como isso ocorre em outros lugares do país?

Com o objetivo pedagógico de responder a essa pergunta e de proporcionar vivências com práticas e produções artísticas e culturais tradicionais brasileiras, o Colégio Axis apresentará em sua festa junina um pouquinho da cultura de cada região do país através de suas danças e músicas tradicionais.

Região Norte: Boi-bumbá pede licença!

As Festas Juninas no Norte do país podem apresentar particularidades relacionadas à cultura local, como rituais indígenas, manifestações folclóricas regionais e influências da cultura afro-brasileira. Tem culinária diversificada e manifestações culturais como o carimbó e o boi-bumbá. Essas expressões artísticas envolvem danças, músicas e representações teatrais, trazendo um colorido especial para as festividades. No nosso Arraiaxis, o Boi-bumbá será representado pelo 1º ano A e B!

Região Nordeste: tão importante e popular quanto o Carnaval!

A Festa Junina é uma das principais celebrações populares no Brasil. Mas é especialmente no Nordeste onde essas tradições são mais fortes e se manifestam nas cidades do interior e nas capitais com grande entusiasmo. As Festas Juninas do Nordeste são marcadas pela alegria, pela diversidade cultural e pela preservação das tradições. É um momento de encontro, confraternização e valorização das raízes culturais, reunindo pessoas de todas as idades para celebrar a festividade. Para homenagear o Nordeste, o infantil levará o forró para a nossa festa. O 2º ano A e B vão representar o frevo, e a quadrilha tradicional ficará por conta dos alunos de 6º a 9º ano!

Centro-Oeste: exaltação da cultura de peão!

As Festas Juninas no Centro-Oeste costumam aliar o tradicional com o atual. Uma característica marcante é a valorização da cultura do peão de rodeio. Essa tradição está ligada ao estilo de vida rural e à cultura do campo na região. Além disso, a presença de artistas e músicos sertanejos é bastante comum, com shows e apresentações musicais durante as festividades. Para representar o estilo sertanejo no Arraiaxis deste ano, contamos com o 4º ano A e B, 5º ano e com as alunas do 6º ao 9º ano do fundamental.

Sul: influência de imigrantes europeus

No Sul do Brasil, a Festa Junina é bastante celebrada, mas com algumas particularidades em relação às outras regiões do país. A influência cultural predominante na Festa Junina do Sul é a dos imigrantes europeus, principalmente os alemães e italianos. Por isso, costumam ter elementos tradicionais da cultura europeia, como as danças típicas, como a quadrilha alemã e a tarantela italiana. No Arraiaxis, o 3º ano apresentará a tradicional dança do Pau de Fita, representando a manifestação artística e cultural do Sul.

Sudeste: onde todas as tribos se encontram

No Sudeste, a Festa Junina traz elementos tradicionais como a quadrilha, a fogueira e as comidas típicas, mas pode ter um pouquinho de cada festa mencionada anteriormente. Pode ser aquela Festa Junina de fazenda com influência de italianos, pode ter a “pegada” sertaneja, pode ser como a quermesse da igreja e também pode ter um grande salão de forró. Isso porque a região sudeste atrai e acolhe pessoas de todas as regiões que ajudam a construir a cultura do Sudeste!

Recapitulando…
O Colégio Axis trabalhou em seu projeto os seguintes temas e danças:

Educação Infantil – Forró

Ensino Fundamental – 1º Ano A/B – Boi-Bumbá – Região Norte
2º Ano A/B – Frevo – Região Nordeste
3º Ano A – Pau de Fitas – Região Sul
4º Ano A/B e 5º Ano A – Sertanejo – Região Centro-Oeste
6º ao 9º Anos – Quadrilha – Região Nordeste
6ª ao 9º Anos (Meninas) – Sertanejo – Região Centro-Oeste

Acima de tudo, as Festas Juninas são momentos de confraternização e alegria, onde as pessoas se reúnem para celebrar e preservar as tradições culturais, fortalecendo os laços e tornando a aprendizagem mais significativa quando pensamos no envolvimento de toda a comunidade escolar!

Venha prestigiar nossa festa!

Texto da Profa. Ms. Daniela Regina da Silva.

Quer saber mais? Venha fazer uma visita e conhecer nosso colégio! Que tal?
Entre em contato com a gente! Aproveite também para acessar nosso blog e ficar por dentro de outros temas!

Venha conhecer o Axis pessoalmente! Vamos adorar receber a família toda!

Agende sua visita
Axis+
Envelope de Carta

Quer receber novidades e notícias do Axis?

Preencha os dados abaixo.